quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Copatequizando

(texto coletivo produzido com uma turma de 9 ano num colégio onde trabalhei em 2014, que ainda não havia publicado!)

Em um universo paralelo, em uma galáxia bem conhecida por nós, e ainda em um futuro não tão, mas ainda, bastante distante, chegava a nave colonizadora Naranjita à sua nova base na tribo Netuniana. Descoberta há pouco tempo, a terra tentava catequizá-los através da primeira Copa Netuniana, pois futebol é como, ou melhor, que uma religião. Quase como mamilos.
- Hola, qué tal Netunianos, es con  mucho prazer qué abrimos la primera Copa Netuniana - anunciou Maradona para a arquibancada de nações terráqueas separadas da tribo Netuniana. 
Na mesa de palanques estavam celebridades conservadas quimicamente, que não estariam vivas em nosso universo. Entre elas, as grandes mulheres do futebol, como a Xuxa, Shakira, Bruna Marquezine,  Gretchen, Marta e a Victória Beckham. Grandes jogadores, como o Pelé, o Maradona e o Zico. Da área técnica, Titi, Murici, Joel Santana e Felipão. De resto, tínhamos Dilma e José Maria Marin. Neste momento, o Joel começou a traduzir para os Netunianos.
- Hi, bem wellcôme , Neptunianos, é com very very prazer que opening the first Copa of  the Mundi.
"Viva la vida loka!" - gritavam os líderes de torcida vestidos com uniformes azuis de laycra e pompons pomposos frutacor enquanto entravam no estádio, seguidos de Rick Martin, para a apresentação.  Os líderes eram formados por Beckham como técnico e Cristiano Ronaldo, Neymar, Kaká, Pato e Ganso.
Em suas arquibancadas, organizados em torcida, os seres azuis, mon'olhos, muito sexys e em toda sua altura de um metro e meio, machos e fêmeas, estavam pintados para a guerra e possuíam uma expressão confusa, os tais netunianos. 
- The juiz apiting the inicing of the jogo - anunciou Joel Santana. The exit da bola é do tim netuniano, Netuleno are the capitão e pass to Netucowisck ...  
- Tão sexys, tão sexys, tão sexys!!! - entoavam os líderes de torcida.
- ...  Pelé tira the boll de Netucowisck e part to attack, mas... que what is isso, Dilma!  O Maradona roubou the bola to our king!
- Eles não se entendem, Joel, mas ao menos se vestem bem. Viu quem é o nosso patrocinador? Biscoitos Wonka?!
- Bolachas Wonka - corrige Gretchen.
- Bixxxcoitos Wonka - corrige Xuxa, com a aprovação de Bruna Marquezine.
- Cookie´s Wonka - corrige Vitória Beckhamm.
- Os netunianos estão com a bola, parecem meio perdidos, mas são realmente lindos- Interrompe José Maria Marin, para a discussão filosófica parar por ali. Os líderes de torcida tentam e não se decidem sobre o termo correto, já que cada camisa de jogador dos dois times estava de um jeito, então eles simplesmente aposentam o pompom.
- The Marta agora are the ball e leva falt de  Netulinda, que leva card yellow. She are próximo a big área, Marta cobrará the falt for to gol.
Perplexos, os netunianos se agitam, se alteram mesmo! Parece que começam a entender alguma coisa, mas não há mais líderes de torcida para orientar.
- The Marta crash the ball, e GOOOOOOOOOOOOOOAAALL!
O grito de gol agitou a torcida terráquea, e tudo pareceu um chamado de guerra. Os netunianos costumavam se confrontar assim, e simplesmente começa a primeira briga de torcida de Netuno.
Esta carnificina só mostra que tamanho não é documento! Um a um, os  representantes terráqueos são sacrificados, e isso não  devia parecer divertido, mas é. Apesar de parecer algo que demoraria muito, não se passa meia hora e o único não envolvido se destaca ao findar a dominação dos Netunianos sobre os terráqueos. Ele é o Churrusmelo, o único bom selvagem, e ele observa aquilo tudo, segurando a revista que leva a reportagem de capa "Melhor Estádio do que Hospital".

Nenhum comentário:

Postar um comentário