quinta-feira, 2 de maio de 2013

Gladiador Do Desnecessário



Viver sem conflito: quem consegue?



Estava pensando com meu zíper sobre o quanto as coisas mudam quanto a perspectiva
muda.
Mudar a perspectiva requer se desconstruir e reconstruir, igualzinho ao Raul, e não é nada  fácil ser uma metamorfose ambulante e crítica.
   Conheço diversas pessoas que se auto intitulam Gladiadores do desnecessário, como se este título fosse  algo para se orgulhar. E claro que não usam o nome pomposo, dizem que não levam desaforo para casa, que são mais elas, são grosseiras e nem mesmo se auto intitulam de nada.
   Ser um gladiador do desnecessário é ser  alguém que não consegue viver se não estiver um conflito constante em seu meio, com um olhar sempre inflamado  que coloca o seu nome dentro de todo conflito que conseguir, inseguro , sempre a flor da pele para responder a tudo  o que acredita ser ofensa e provocações  com discussão e sangue quente, colocando-se sempre no umbigo  do  universo .
   Digo isso por perceber que quando estas pessoas encontram a quem respeitar, e esta pessoa a é uma metamorfose consciente e tem seu copo sempre meio cheio, sabe que por  mais que mantenha  a postura  gladiadora, nunca conseguirá entrar em conflito com ela – mantendo-se na sua zona de conforto. No máximo, o que conseguirá  é ser  aconselhado criticamente até ser colocado de lado, infinitamente pequeno e sem função, o que gera nela  o "abandono de campo'' (literalmente some do meio ). Ela  não aceita perder a sua função, não sabe viver a paz pois ela é difícil demais, a cabeça desta pessoa ferve mais do que durante uma batalha, sua vida fica sem sentido.
   Neste momento acabo por lembrar-me de uma amiga que conseguiu traduzir a "metamorfose" e o "brigar para quê?". Não estou dizendo que você deva deixar de brigar, pelo contrário. Minha amiga diz assim para mim: "A lei do menor esforço".
   Não é para virar um Garfield, porém, quando algum destes gladiadores consegue me desestruturar (eu ainda não sou uma metamorfose, ainda estou em processo de desconstrução.) essa amiga me diz "é a lei do menor esforço, ficar triste  e se  deixar abater irá te trazer algum benefício ? Não? E trabalhar para deixar isso de lado irá te beneficiar? Então tenha o menor esforço e busque o benefício!".
   É só isso, simples , você falhará quando em vez, mas se mantiver o foco - não é, Ana? - conseguirá mais frutos que batalhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário